quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Opinião de Pedra: Os 404 anos de São Luís, por José Carlos Sousa Silva.


Em 8 de setembro de 1612, São Luís, hoje, capital do Estado do Maranhão, foi fundada por franceses. Apesar de ter sido invadida por holandeses, mas, na realidade, na sua amplitude, foi construída pelos portugueses. Tem, evidentemente, na sua estrutura arquitetônica o belíssimo estilo europeu.

Assim, está aí à vista de todos, para ser contemplada e exaltada como uma das mais lindas cidades brasileiras, considerando-se também para isso a sua posição geográfica, pois está assim numa lindíssima ilha.

Estará no dia 8 do mês em curso, aniversariando, completando 404 anos. Além de suas belezas natural e arquitetônica, tem uma magnífica história, que em muito acrescenta à história do Brasil, país que está, hoje, entre os melhores do mundo, graças à sua posição geográfica, às suas belezas e às suas riquezas naturais sob o comando de um povo, que, a cada dia, busca o aperfeiçoamento de seus modelos econômico e político na construção de uma melhor estrutura social.

Nós, maranhenses, temos, sim, vínculos fortes com franceses, holandeses e portugueses. De todos eles recebemos muita força no sangue, nas ações, nas omissões, na luta permanente no trabalho e nos estudos, buscando sempre o melhor na vida.
Em São Luís há ruas, avenidas, praças e muitos imóveis utilizados para fins residenciais, comerciais e por órgãos públicos, formando assim um quadro belíssimo da sua própria história e que tudo isso é, hoje, Patrimônio Cultural da Humanidade.

A velha São Luís é muito linda, mesmo quebrada, assim continua. A sua Praia Grande nos revela o início comercial e residencial no seu passado. A Praça Deodoro é muito linda. E cada bangalô ao seu lado acrescenta em muito a sua beleza. A Praça João Lisboa revela-nos a sua força histórica. A Praça Gonçalves Dias permanece como inspiração para a construção de lindas poesias, pois a sua própria paisagem une-se a uma outra do mar bem próximo. As Ruas do Sol e da Paz nos levam ao passado a fim de que possamos encontrar lições dos que nelas só fizeram o bem para a cidade. A Avenida Pedro II tem raízes na grandeza dos poderes políticos que se notabilizaram em fatos e atos em favor do povo brasileiro e, em especial, do povo maranhense. A Rua Grande sempre foi grande, abrigou e ainda abriga grandes cidadãos do comércio e grande quantidade de compradores na busca de comprar o melhor pelo menor preço.

A Igreja da Sé tem uma longa e belíssima história. Assim como também a Igreja do Desterro, a Igreja do Carmo, a Igreja dos Remédios, a Igreja de São João Batista, e a Igreja de Santo Antônio, todas, enfim, expressam que a fé em Deus fez a cidade São Luís muito linda.

O Palácio dos Leões e o Convento das Mercês são muito lindos. Têm muita história. Cada um revela a inteligência e a sabedoria de seus construtores.

Diante de tudo isso, é imprescindível a união de muitas gerações em favor da cidade São Luís, que merece maior cuidado, muito zelo, a fim de permanecer muito bela. Vamos todos olhar a cidade São Luís com muito amor, sem ódio ou preconceito, portanto, fazendo tudo de melhor por ela.

Em 6 de dezembro de 1997, a cidade São Luís foi definida pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade. Ela não basta ser Patrimônio Cultural da Humanidade. Ela precisa, sim, dos sentimentos e das ações dos humanos sobre ela a fim de que possa permanecer linda.

José Carlos Sousa Silva
Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras.

fonte; blog da AML

Nenhum comentário: